terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mioleiras na frigideira

.
Talvez pelo ritmo-de-vida cada vez mais acelerado que nos é imposto, talvez pela Cultura-instantânea que nos é impingida, vem-se notando um acentuar do défice-de-atenção nas Pessoas : 
.
- Numa vulgar conversa, interrompem-nos variadíssimas vezes com temas que nada têm a ver com o assunto em questão e, então, se nos descuidamos a abordar dois assuntos, só conseguem reter um deles.
- Com a escrita sucede o mesmo : se, numa mesma mensagem, mencionamos dois assuntos diferentes, só nos respondem a um deles (Até já passei a desdobrar os temas - um em cada mensagem - mesmo que sejam para uma mesma Entidade).
.
Já andava a ficar preocupado pensando que,  subitamente,  tinha começado a expressar-me numa qualquer língua estranha (pois fazia-me confusão, não conseguir ser compreendido pelos meus próprios conterrâneos).
.
Mas, outro dia, presenciei um episódio que (de certa forma) me tranquilizou : um grupo de pessoas, a falarem normalmente umas com as outras, esteve longos minutos a ler um cartaz na montra de uma loja que dizia, sucintamente, o seguinte : "Estamos fechados para Férias; reabriremos, na próxima semana; no nº x desta Rua"; Umas pessoas só retiveram que estavam de Férias, outras que estariam abertos na semana seguinte mas, nenhuma delas, compreendeu que iriam reabrir noutro local. Ora, se numa simples frase com 3 itens, só conseguem reter um deles, como é que conseguirão absorver assuntos um pouco mais complicados ?
.
Algo nos anda a "fritar os miolos" e, quanto a mim, tal está a ser feito através dos Media (sobretudo das televisões) - Liga-se uma TV e, o que vemos :
.
- Notícias sensacionalistas, quase sempre negativas, maioritariamente alarmistas.
- Em quase todos os filmes e séries que transmitem, surgem constantemente pessoas empunhando armas (podem, até, estar nas mãos dos "bons-de-fita", mas...não deixam de ser Armas). Até os programas-infantis, tresandam a violência-gratuita.
- Desportos-profissionais, em que os Craques, ludibriando os fiscais, ensinam as suas legiões de fans a desrespeitarem as Autoridades; Muitos desses "desportos", principalmente os ultra-violentos, são exportados (curiosamente, ou talvez não) a partir dos U.S.A. : boxe, futebol-americano, hóquei-no-gelo, wrestling, etc. (Custa a crer que, este ultimo exemplo de violência-primária, seja considerado um Desporto, com legiões de Jovens seguidores - que até tem honras de destaque, na SapoNotícias, por exemplo).
- Telenovelas, que apenas ensinam o ódio, a infidelidade, a ganância, etc.
- Reality-shows, que são um atentado à Moralidade e Bons-Costumes.
- Até os "programas-de-variedades", normalmente transmitidos a partir de Romarias, dão uma imagem deturpada do País; Quem nos veja lá fora (através da RTP Internacional, por exemplo), deve pensar que não sofremos os efeitos da Crise, que vivemos em permanente clima de festarolas e mesa-farta - pois têm, sempre, que mostrar montes de comezainas (tanto desperdício de alimentos, deveria ser considerado um atentado ao cada vez maior número de Pessoas, que não têm nem uma côdea de pão para porem na mesa de seus filhos).
.
O facto de milhões de pessoas engolirem toda estas xaropadas sem pestanejarem, protestarem (ou, muito simplesmente, desligarem as TVs), só pode configurar a evidência, de andarmos todos a ser hipnotizados.
.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário