quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Complex

.
O que começou por ser uma mercearia do meu Bairro tem, ao longo dos anos, alargado as suas instalações, modernizado os seus equipamentos e, hoje em dia, é já um Supermercado de medias-dimensões, tendo passado a chamar-se Centro Comercial ...
No entanto, os empregados mais antigos (do tempo da mercearia) que presentemente são Chefes de Secções, continuam a manter o mesmo espírito de marçanos :
- Não possuem recipientes para Sugestões e Reclamações.
- Fazem algumas promoções, mas logo as apregoam aos berros, insistindo para que os Clientes as aproveitem (embora mais caras, que noutros lados).
- Têm artigos já embalados, pesados e etiquetados, mas dentro de vitrinas a que só eles têm acesso : em vez de permitirem a livre escolha dos Clientes, obrigam-nos a longas esperas pela sua senha, tudo para poderem impingir os artigos mais atrasados, ou que lhes proporcionem maior lucro.
Etc. etc. etc.
Em conclusão, querem ter "sol na eira, e chuva no nabal" : receberem "a pronto" como nos verdadeiros Supermercados, mas manterem as "manigâncias" de merceeiros chico-espertos, tratando os Clientes como atrasados-mentais.
.
Este é, apenas, um pequeno exemplo do estado de muitas Instituições deste País : uma fachada toda modernaça "para Inglês ver" mas, por dentro, tudo funcionando como no Século-passado :
.
Um dos maiores "contra-vapores" que sentiu o anterior Governo, foi causado pela implementação do sistema Simplex (e a prova disso é que, a grande maioria dos Sites que então conseguiram criar-se, estão hoje desactivados).
.
O facto de muitos Cidadãos estarem a habituar-se ao mau-vício de tratarem das burocracias, sem necessitarem sair do conforto dos seus Lares (para terem que enfrentar longas filas de espera nas Repartições e serem tratados "abaixo de cão" por certos funcionários - a quem pagam os ordenados, através de uma cada vez mais pesada carga fiscal), nunca poderia agradar a estes (habituados que estão a receberem mais - em notinhas passadas por debaixo da secretária, para tratarem uns processos à frente de outros - do que o seu vencimento-oficial).
.
E, enquanto este espírito de corrupção se mantiver, não há modernização possível. Só é de lamentar que, a actual perseguição aos funcionários-públicos, não se limite a escorraçar esta corja de parasitas.
.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário