domingo, 5 de janeiro de 2014

Constitucional.idades

.
O Tribunal-Constitucional é, decerto, dos Órgãos que mais tem sido pressionado ultimamente; E tanto pelas forças de Direita como de Esquerda (o que, para mim, se duvidas tivesse, só prova estar no bom-caminho : ao Centro).
.
Se a sua função é zelar pelo bom cumprimento da Constituição, as suas medidas só seriam criticáveis se não o fizesse.
.
Certa Esquerda critica frequentemente as injustiças da Justiça mas, quando um Tribunal funciona correctamente, acham que poderia ir "um pouco mais longe".
.
Certa Direita (que tanto costuma pregar a separação dos Poderes Político e Judicial), acha que os Juízes podiam "fazer um jeitinho : fechar os olhos" a certas inconstitucionalidades que lhes são propostas, atendendo à situação do País; Algumas pessoas já estão tão habituadas à corrupção, que acham que tudo podem manipular; e, quais mafiosos, não hesitam em chantagear quem se oponha aos seus desígnios.
.
Ambas parecem não querer compreender a função estritamente fiscalizadora daquele Órgão (e que só se costuma pronunciar, quando é instado pela Presidência-da-República a fazê-lo).
.
Certos Governantes que, nas suas tomadas de posse, juram cumprir e defender a Constituição, parecem desconhece-la completamente : para agradarem à Troika (e até se sobreporem às suas determinações, tentando agradar -sobretudo- aos Mercado.res), não hesitam em, insistentemente, tomar medidas anti-constitucionais.
.
Um Governo que tenta, e por vezes consegue, actuar à revelia da Constituição-da-Republica deveria ser, ele próprio, considerado Inconstitucional.
.
.
Sempre tive muito receio, do dia em que a geração-rasca chegue ao Poder.
.
- Que esperar de putos mal-educados, que nunca trabalharam a sério, nunca sujaram as mãos (senão, talvez, com a cola dos cartazes dos  Partidos), nunca tiveram a responsabilidade de sustentar uma família, etc ?
- Putos mimados, a quem sempre fizeram todas as vontadinhas (e que podem fazer as mesmas birras, a cada contrariedade, que faziam quando os seus Papás não lhes compravam de imediato os gadgets da moda) ?
- Putos que foram criados sem referências nem limitações, desrespeitando Autoridades, Professores, Personalidades seus Pais, Avós e outros ascendentes?
Que sensibilidade poderão ter aquelas aberrações, para os problemas das Populações-mais-desfavorecidas ou, mesmo, do País no seu todo ?!
.
(Como muitos gostariam que a Constituição fosse - mal constituída) :

                                                                                 .

                                                                          NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário