segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Canto.rias

.
A grande maioria dos momentos-musicais que as Televisões-Nacionais transmitem, são de uma pobreza confrangedora :
.
- Para não terem que pagar cachets a Artistas-consagrados, usam e abusam de "cantores/as" desconhecidos, que pretendem promover-se a qualquer custo(e, para as TVs, a custo-zero).
.
- Não cantam nada, não tocam nada, mas logo se rodeiam de umas bailarinas todas descascadas; e, para o Zé Povinho que frequenta aquelas Romarias, basta-lhe ver aqueles bum-buns a rebolar, para logo se alhear da musica e da letra.
.
- Muitos acham que basta abrirem a goela (até se verem as amígdalas) para saberem cantar; mas, para se ser um bom Cantor, não chega ter um vozeirão : é necessária entoação e, sobretudo, cantar com sentimento (ao invés de debitarem decibéis, sem sequer sentirem o que estão a interpretar). Se se detivessem a analisar o motivo do êxito intemporal de grandes-Cantores, verificariam que muitos até nem passam do sussurro, mas fazem-no com toda a sua Alma)
.
Têm mais Qualidade certos concorrentes dos Concursos-de-Talentos que, no entanto, acabam por ser frequentemente ignorados.
.
- Outros, lá porque sabem tocar (e compor) umas musiquitas, logo se promovem a Cantautores (forjando uma letras, para se encaixarem  "à martelada" nas notas-musicais). Se se dessem ao trabalho de analisar grandes êxitos-musicais de um passado-recente, verificariam que estes se baseavam, quase sempre, em parcerias de Compositores e Letristas (existiram Autores que acumulavam essas funções, mas muito poucos, com Qualidade em ambas).
.
Os "poemas" da esmagadora maioria dos actuais Cantautores são de uma pobreza tal (limitando-se a repetir, até à exaustão, uma rima ou frase-feita), que até metem dó...
.
Será que ninguém se apercebe, que só podem estar a gozar connosco ? Deveríamos protestar sempre, junto de quem de direito, contra estes atentados ao bom-gosto, que mais não são do que "lavagens ao cérebro" !
.
                                .

                         NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário