segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SUG. - Educação-musical itinerante

. Quase todos os Governantes, e outras Personalidades ligadas aos assuntos-culturais, insistem na divulgação da Cultura, ao Povo, através do Livro :
.
Constroem-se e recheiam-se enormes Bibliotecas, criam-se redes de bibliotecas-itinerantes, organizam-se periodicamente Feiras-do-Livro com grandes promoções, obrigam-se os estudantes a comprarem e decorarem pesados calhamaços (talvez por pressão do lobby, das Editoras-Livreiras).
.
E, no entanto, existem outras formas de disseminação da Cultura, nomeadamente no que diz respeito à Música :
.
- A Música é uma linguagem-universal, facilmente compreensível por qualquer pessoa, e que facilita a aproximação entre Povos, que não possam entender-se de outras formas.
.
- É a forma de Cultura que mais agrada a todas as pessoas, seja qual for o seu extrato-social.
.
- Através das Letras das canções (na lingua-original, ou traduzidas), podetomar-se contacto com Pensamentos, Poemas, etc., de Grandes-Autores.
.
.
- Em vez de só se levarem as criancinhas a bibliotecas (em que rapidamente se enfastiam), deviam levar-se a Auditórios, Salas-de-Concertos, etc.
.
- Em vez de existirem só bibliotecas-itinerantes, deviam criar-se aulas-de-música itinerantes (para que, nos jardins, nas praias, nas escolas, etc., os jovens tomassem contacto com diversos tipos de instrumentos e convivessem com músicos que os ensinassem a manuseá-los).
.
- As próprias Editoras-discográficas deviam aliar-se às Entidades-oficiais nesta "Cruzada" pois, um Povo com educação-musical, para além muito mais Culto, passa a ser um maior apreciador e consumidor de música.
.
- Porque não, organizarem-se -nos locais mais frequentados (Centros-Comerciais, Estações rodo/ferroviárias, Mercados, etc.)- "flash-mobs" com instrumentistas/cantores/ orquestras/bailarinos, etc. (dando oportunidade a alunos de escolas de música/dança, de exibirem os conhecimentos adquiridos) ?!
As grandes Empresas, em vez de gastarem fortumas em massacrantes campanhas-publicitárias, poderiam financiar estes Eventos, ficando com os seus nomes ligados a algo de positivo, em favor das Comunidades onde se inserem.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário