quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cultura da Violência

. Nas Efemérides-artísticas que, diariamente, publico no mural de "Nelito Olivas" do Facebook, venho verificando que - até finais do ao Século XIX - em todas as Artes se verificava uma procura da harmonia e da beleza :
.
As Pinturas representavam cenas bucólicas, as Músicas eram melodiosas, as Esculturas eram belas, na Literatura pontificavam os romances, na Arquitectura as linhas eram harmoniosas, no Teatro/Cinema as representações eram edificantes, na Decoração os objectos eram belos, na Gastronomia os pratos eram apetitosos e elaborados, etc. etc. etc.
.
A partir do início do Século XX, as pinturas e esculturas passaram a ser incompreensíveis; as músicas e leituras, dissonantes e agressivas; a arquitectura, minimalista; no teatro, cinema, TV, jogos-de-vídeo, etc., pontifica a violência; come-se qualquer coisa, de qualquer maneira; e até os objectos decorativos passaram a ser aberrantes...
.
Não é por acaso que tudo o que é antigo é tão admirado, apreciado e cobiçado; porque, hoje em dia, ninguém tem paciência ou habilidade para fazer algo semelhante.
.
Pessoas que nasceram e viveram toda a sua vida, rodeados de tanta beleza e requinte, não admira que tivessem a tendência de aperfeiçoarem-se cada vez mais.
.
Pelo contrário, as pessoas que nasceram rodeadas de objectos bicudos e hostis, só com muito esforço conseguem escapar à agressividade que estes lhes transmitem.
.
Não admira, pois, que - cada vez mais - se verifiquem casos de violência-gratuita e, até, assassínios em massa, pelos mais banais motivos.
.
A Sociedade está doente e só os especialistas poderão apurar os motivos desta mudança brusca do seu comportamento : se foi a cultura que gerou a violência ou se, pelo contrário, foi a violência (das Guerras-Mundiais, etc.) que gerou esta "cultura".
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário