segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Organização & Método

.
As pessoas que não têm Organização nas suas vidas, trabalham o dobro e com metade do rendimento, do que as que são organizadas :
.
- Desempenham as tarefas de forma desordenada, não quando devem ser feitas mas...quando calha (fazendo, por exemplo, as limpezas à noite).
- Em vez de executá-las segundo uma sequência lógica, começam pela final e acabam pela inicial (começando por fritar/grelhar, por exemplo, um bife; e só depois, cozinhando o seu acompanhamento).
- Nunca têm sítio certo para arrumar os utensílios, pelo que perdem bastante tempo à sua procura quando deles voltam a necessitar (quando, se tudo estiver no seu lugar, até de olhos fechados ou numa situação de escuridão, facilmente se encontram).
.
E se tudo isto sucede nas tarefas rotineiras de uma habitação, o que sucederá numa grande Empresa !
Por isso Henry Ford deu, há 100 anos, um grande impulso à indústria-automóvel (possibilitando a compra de veículos por pessoas de menores recursos), quando inventou a produção-em-série.
O que é espantoso é que, passado um Século, ainda existam muitas Firmas a funcionar "ao Deus dará"; quando, a sua prioridade devia ser, editarem um manual-de-procedimentos para que, todos os empregados, seguissem as rotinas pela sua ordem cronológica e arrumassem os seus utensílios nos devidos lugares. Esse encargo seria rapidamente recompensado, com um significativo aumento da produtividade.
Mas, esperar que um número elevado de pessoas consiga organizar-se por si só, é pura utopia (e as fracassadas experiências de auto-gestão, bem o demonstram); pois, cada um tem a tendência de desempenhar as tarefas ao seu estilo e, em grupo, tendem a dispersar-se.
É necessário que exista uma Coordenação.
Após a Revolução passaram a diabolizar-se, levianamente, todo o tipo de Chefias; e, ainda hoje, permanece esse vazio por colmatar :
- Se num Banquete os empregados-de-mesa forem deixados ao seu livre-arbítrio, tenderão a satisfazer as melhores solicitações ou simpatias, provocando a insatisfação dos restantes Clientes, o que ocasionará uma onda crescente de desorientação; Mas, basta que exista a coordenação de um bom Chefe-de-Sala, para que tudo passe a funcionar correctamente.
- Nos desportos por equipas, se cada jogador fizer o que lhe apetecer, depressa se verificarão maus resultados; Mas, basta que exista a orientação de um bom Treinador, para que a situação se inverta.
- Que seria dos grandes Exércitos, se não existisse a rígida disciplina militar, e toda uma hierarquia para faze-la cumprir?
Se não quiserem chamar-lhes Chefes, chamem-lhes Coordenadores; Mas alguém tem de conseguir, que todos os outros trabalhem organizada e metodicamente.
A Civilização trouxe-nos inúmeros benefícios mas, por outro lado, tem-nos feito perder muitos dos instintos-inatos :
Se observarmos atentamente a Natureza verificamos que, até os mais minúsculos insectos (abelhas, formigas, etc.), sabem produzir organizadamente; construindo colmeias ou formigueiros, cooperando na recolha de alimentos, distribuindo tarefas, etc. etc. etc.
Porque é que, os seres-humanos com toda a sua inteligência, não só não conseguem seguir-lhes o exemplo, como parecem estar cada vez mais descoordenados e menos cooperantes ?!
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário