quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cair na real.idade - II

.
O ideal seria que, no Mundo-real, todas as pessoas fossem tão esclarecidas como as que frequentam o Facebook (pelo menos, as do meu Grupo) mas, infelizmente, continuamos muito longe de atingirmos essa perfeição.
.
E, enquanto tal suceder, os todo-poderosos deste Planeta, sentem-se cada vez mais impunes para não pararem de acumular riquezas, provocando com esse procedimento, uma cada vez maior pobreza em milhões de seus semelhantes.
.
Eles contam-se pelos dedos-das-mãos, enquanto que -as suas vítimas- estão em larguíssima maioria; mas, a falta de discernimento e de união destas, faz com que permaneçam cada vez mais vítimas; enquanto, por exemplo, os partidos de Direita conseguem unir-se, as pessoas de Esquerda são dispersas por um cada vez maior leque de partidos e grupelhos, que não conseguem entender-se. E, afinal, os interesses dos oprimidos são tão comuns, que estas divisões só podem ser artificiais; Um Povo esclarecido, saberá unir-se em torno dos seus interesses, nem necessitando para tal de ninguém para faze-lo (presentemente, quer através de mails, das redes-sociais, de sms, etc., é possível reunir milhares de manifestantes).
.
Não adianta orientar as Massas contra os Governantes pois, os políticos, apenas são os fantoches, dos que não querem dar-a-cara. Seria necessário atacar diretamente esses manipuladores, e nem seria preciso tomarem-se ações violentas : o seu poderio baseia-se na acumulação de lucros e, esses, são constituídos com base na compra dos seus produtos/serviços, por todos nós; Se deixássemos de consumi-los, o seu poderio esfumarse-ia de imediato; mas, para tal, seria necessário que Todos se unissem nesse sentido : passando a produzir diretamente os bens/serviços de que necessitam; prescindindo de bens supérfluos (optando por fazer uma vida mais simples, saudável e natural); criando Bolsas, de troca de produtos por serviços, e vice-versa, etc. etc.
.
Mas, para que tal aconteça é necessário que o Povo tenha um mínimo de Instrução e Cultura; E não é por acaso que, os Governos (a quem competiria investir uma grossa fatia dos nossos impostos nessas matérias), cada vez mais desinvestem nelas.
.
A alternativa seria, que os cidadãos com Instrução, saíssem dos seus casulos/redomas-de-vidro/condomínios-fechados e descessem ao terreno, transmitindo os seus conhecimentos a quem deles tanto necessita. Foi assim que se difundiram o Cristianismo-(puro) e tantos outros ideais; e se, naquela época, dispondo apenas do dom da palavra, se conseguiram arrastar multidões, o que não seria possível fazer presentemente, com a parafernália de meios que hoj eexistem.
.
Não para tentar impingir-lhes teorias, mas para incentivá-los -na prática- a pensarem pelas suas próprias cabeças : Assim como um Povo esclarecido, não precisará de Gurus, Messias ou Religiões (que só provocam desuniões) para atingir a Espiritualidade; também um Povo-Culto, não necessitará de Caciques, Ditadores ou Partidos (que só provocam divisões), para saber defender os seus Direitos.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário