segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Face.bocas

.
Quase todos os dias, a comunicação-social vem alarmar as pessoas para casos escabrosos sucedidos na Net, em especial nas redes-sociais, em especial no Facebook (que, por não serem totalmente controlados por aquela, são um alvo a abater).
.
Nuns dias dizem que é um reduto de pedófilos/violadores, noutros que vende os nossos dados a Empresas, noutros que é controlado pela CIA, etc. etc.
.
Ora, se tudo o que lhes interessasse, fosse acumular dados de um cada vez maior número de pessoas, não tinham uma política tão restritiva (com suspensões e afastamentos, de muitos utilizadores).
.
O certo é que, apesar de sucessivos Avisos, as pessoas - por uma questão de vaidade ou deslumbramento - não deixam de lá publicar quando vão de férias (e, depois, admiram-se que as suas casas sejam visitadas por "amigos do alheio"); fotos suas, em poses comprometedoras (e depois, admiram-se por serem assediadas); fotos de bebés - filhos, netos, sobrinhos, etc. (e depois, admiram-se por atraírem pedófilos ), etc. etc. etc.
.
E esta é uma das Redes mais seguras pois, dispondo de Segurança-própria, já tem conseguido detectar vários pedófilos e outro tipo de criminosos.
.
No meu caso, apenas constam do meu perfil os locais onde estudei e trabalhei (e tal, já me tem permitido reencontrar ex-colegas, de quem há muito não tinha notícias); e a Cidade onde resido (e tal, permite que receba apenas publicidade que me possa interessar e não, como sucede noutros meios, ser massacrado com avalanches de anúncios, que nada me dizem). Até o meu nome é um pseudónimo, e a foto é a do meu gato (não porque tenha algo a esconder, mas porque prezo muito a minha privacidade).
.
É certo que rastejam por lá muitas pessoas que não interessa contactar (mas tal pode suceder, também, numa esplanada de um café, em anúncios de jornais, etc.); e há sempre a hipótese de não as admitir no nosso grupo, ou de "deletá-las" (caso venhamos a verificar, que as admitimos por lapso).
.
Mas, desde que se saiba seleccionar as nossas Amizades, até surgem pessoas bastante interessantes, e que acabam por revelar-se mais amigas e importantes, que muitos "amigos"-reais. Se tivermos o cuidado de convidar apenas pessoas que compartilhem pontos-de-vista idênticos aos nossos, até podem formar-se tertúlias, onde é possível debater temas com bastante interesse, mesmo que separados por milhares de quilómetros.
.
Assim como estes meios (como todos os outros) podem ser usados para difundir o Mal, também podem ser utilizados para partilhar boas Ideias e Ideais.
.
Como em tudo na Vida, há que saber "separar o trigo do joio" e colocar as vantagens e desvantagens no prato de uma balança.
.
No meu caso, e até agora, continuo a considerar que os benefícios da sua utilização, superam em muito os seus malefícios.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário