domingo, 3 de novembro de 2013

Des.botar

.
Nas ultimas Eleições-Autárquicas, como em todas as anteriores, assistiu-se a um desfile de hipocrisia por parte dos candidatos, e a um chorrilho de disparates por parte dos Eleitores :
.
- Muitos, só porque conseguiram entrar numa lista de um qualquer candidato, desataram a visitar amizades (a quem já não ligavam há anos), só para lhes recomendarem (velada, ou descaradamente) que votassem num fulano, que "nunca viram mais gordo". Tudo para, se conseguissem que "o cavalo em que apostaram, se chegue à manjedoura", também eles se banquetearem com a rês-pública (nem que seja com migalhas, desde pequenos-gamanços à utilização de equipamentos-públicos em seu proveito-pessoal).
.
- Algumas Senhoras, então, assim como escolhem uma casa pela cor das paredes (pouco ligando à qualidade de construção), ou um carro pelas linhas aerodinâmicas (pouco se importando com a mecânica), etc. etc., também continuam a votar nos candidatos, pelas "fachadas" e não pelos conteúdos.
E ouvem-se "pérolas" como :
- Preferia que  ganhasse aquele puto novinho, pois o outro está muito velho (como se a experiência -o calo- não servissem para nada).
- O Candidato que ganhou aqui, tem cara de xoninhas, não deve resolver nada.
Etc. etc. etc.
.
E é esta a Democracia em vigor no nosso País : Estão os destinos de uma Nação, dependentes dos votos de pessoas que mal sabem ler-e-escrever, quanto mais avaliar e escolher !
.
Mas para a maioria dos Candidatos, até convém que assim seja pois, com um Povo destes, nem precisam esforçar-se muito para manipula-lo.
.
A muitos, sempre que os ouço falar, vêm-me à lembrança os antigos charlatães da banha-da-cobra; só que, agora, este vez de precisarem montar a banca em qualquer Feira ou Jardim-público, têm à sua disposição toda a Imprensa - escrita, falada e televisionada.
.
Indivíduos que, quando estiveram no Poder, ficaram mais que chamuscados com processos de compadrios, corrupção, etc., reaparecem poucos anos depois, todos "frescos que nem uma alface", assobiando para o ar, como se nada fosse com eles.
.
Outros, surgem como Comentadores, dando palpites (de como se deve fazer...mas eles não fizeram), como se fossem um exemplo a seguir.
.
Não há muito tempo, havia algo a que se chamava "vergonha-na-cara"; Presentemente, parece que já ninguém sabe muito bem o que isso é !
.
.
Picareta Escribante


Sem comentários:

Enviar um comentário