sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

REClamação - Abertura de Conta-Condomínio

Fui recentemente nomeado Administrador do prédio onde resido e, uma das primeiras incumbências, foi a abertura de uma Conta (para depósito das mensalidades dos condóminos, e domiciliação de despesas-fixas).

Dirigi-me ao balcão do Banco que fica mais próximo do prédio, e logo me foram indicadas as muitas diligências e burocracias necessárias para o efeito.

Da 2ª vez que lá me desloquei, com a minha ficha preenchida (e a ficha e todos os elementos do outro condómino que irá fazer parte da conta), foi-me negada a abertura da conta, porque o segundo condómino também teria que estar presente. Dado que já levava a Acta, pedi ao funcionário que a lesse para ver se (já que tinha que lá voltar), estava tudo correcto; Leu toda a Acta e apenas fez uma observação sobre o número total de condóminos do prédio (embora lá estivessem indicados os nomes de todos).

Regressei ao prédio, tive que esperar por encontrar o Administrador do ano anterior (que redigiu a Acta) para este lhe fazer uma adenda, e combinar com o outra Condómina que também irá fazer parte da conta, a disponibilidade (uma vez que tem horários coincidentes com os do Banco) de lá se deslocar.

Logo aqui há algo que não bate certo : também trabalhei num Banco, abri contas de grandes Empresas (em que eram necessárias assinaturas de vários Administradores, Directores-Financeiros, etc.), e nunca foi necessário que todos estivessem presentes na abertura; bastavam as fichas assinadas e os respectivos documentos de identificação.

Quando finalmente lá me desloquei com todos os elementos, e a 2ª assinante, o funcionário -que já tinha lido a Acta por diversas vezes-, só então descobriu que esta não estava assinada por todos os Condóminos (uma vez que alguns estão ausentes, outros nem sequer residem no prédio, etc.).

Uma vez mais a abertura da conta foi adiada, pois nem sequer receberam as fichas e as fotocópias dos documentos necessários.

Quando trabalhei num Banco, a nossa missão era facilitar o mais possível a vida aos Clientes. Mas, neste, parece não estarem interessados na abertura de novas-contas, pois tudo fazem para complicar -o mais possível- a vida aos Clientes.

Os funcionários, em vez de apontarem logo todos os problemas que necessitam resolução, embirram só com um de cada vez (deixando sempre outros para implicarem na vez seguinte), pouco se importando com o incómodo que tal causa em constantes deslocações, procura de condóminos, faltas ao serviço, etc. etc.

Não só neste "Banco", como em muitos outros sectores do Funcionalismo, a palavra de ordem é o "deixa andar"; vão adiando e empurrando, até que calhem a outros colegas as tarefas que mais os incomodam. Ralarem-se e esforçarem-se para quê, se têm o ordenado, as promoções e o emprego garantidos ?
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Picareta Escribante

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