sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

inCivilizações

Nas redes-Sociais, por mais que tentemos seleccionar apenas amigos-civilizados, aparecem sempre os chicos-espertos que estão ali apenas para :

- Se auto-promoverem (aos seus livros, aos seus blogs, aos seus ideais, aos seus negócios, etc.), e atafulharem-nos de mensagens-promocionais.
(Eu também tenho blogs, mas limito-me a transcrever pequenos excertos dos mesmos no Face, deixando ficar links para que -quem o deseje- os consulte com maior pormenor; Não ando é a massacrar todos os meus amigos, cacarejando para todo o Mundo, de cada vez que lá escrevo algo).
- Depois há os amigos dos bichinhos, que não param de oferecer-nos animaizinhos para adopção.
- Há os que criam Grupos-temáticos, nos incluem neles sem nos consultarem previamente (e passamos a vida a receber mensagens de cada vez que alguém, lá "pranta" alguma coisa).
(Eu também tenho alguns Grupos, mas limito-me a postar lá assuntos relacionados com o seu tema e, quem quiser que os comente; não ando a massacrar os aderentes com constantes e irritantes mensagens, por tudo e por nada).
- Há os que têm a mania que são escritores, pensadores ou poetas e, de cada vez que vão à sanita, nos enviam o papel-higiénico das suas escritas.
(e, depois, temos que ficar a "gramar" a infindável lista de comentários, dos seus inúmeros auladores).

Os Media, sempre que não têm outros assuntos mais escabrosos para abordarem, dedicam-se a denunciar todos estes inconvenientes das redes-sociais e da Net em geral (pois o mesmo sucede com os Mails, por exemplo).
Todo o alarmismo que provocam sobre estes assuntos, só tem como objectivo denegrir o seu principal concorrente : É que, apesar de todos os inconvenientes, na Net (e principalmente nas Redes-Sociais), encontram-se pessoas com bastante interesse-cultural, com quem é possível debatermos temas (pensando pelas nossas próprias cabeças) e não ficando sujeitos às lavagens-ao-cérebro que nos são impostas pelos meios de Comunicão-Social.

Porque, se formos a analisar friamente os factos, a incivilização que encontramos nas redes-sociais, é insignificante se comparada com a falta de Civismo que grassa na Sociedade em geral :
- Somos abordados nas Ruas para todo o tipo de inquéritos, de surpresa e em pé, quando deveriam ser marcados com antecedência e realizados em local confortável.
- Constantemente nos batem à porta a tentarem vender todo o tipo de produtos, sem uma prévia marcação.
- O telefone não para de tocar, com todo o tio de propagandas, sondagens ou pedinchices (e, até os telemóveis, já não escapam a essa praga).

Será que se perdeu, totalmente, o respeito pela privacidade das outras pessoas ?

A incivilização que grassa na Net é, pois, apenas uma pequena amostra da inCivilização que grassa na Sociedade em geral.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário