domingo, 9 de junho de 2013

Universidades Seniores - métodos de ensino

.
Em muitas das Universidades-Séniores que abundam por esse País fora, os métodos-de-ensino uilizados não serão os mais apropriados à faixa-etária a que se destinam:
.
Muitos dos que ali leccionam, são Docentes-reformados do Ensino-tradicional, que têm tendência de aplicar os programas-de-ensino que sempre utilizaram, mas destinados a pessoas mais Jovens.
.
Existem métodos-de-ensino para a pré-primária, para as classes básicas e secundárias, para o Ensino-profissional ou Universitário, mas não existe um método-específico para os Seniores.
.
É sabido que, as Pessoas, com o avançar da idade, vão perdendo faculdades, como a concentração, a memorização, etc.
.
Muitos, aprendem hoje o significado de uma palavra e, no dia seguinte, já não se recordam dele; Também não adiantam longas dissertações, ou o passar de trabalhos-para-casa, porque estes Alunos ficaram fartos de, durante toda a sua vida profissional, terem de suportar extensos-discursos, ou de executarem tarefas por obrigação. Tudo o que pretendem, na recta-final de suas vidas, é conviverem despreocupadamente.
.
Estão na fase da 2ª meninice e, tal como o ensino pré-escolar tem métodos mais ligeiros e cativantes para incutir ensinamentos, também a 3ª Idade necessita de métodos mais aligeirados.
.
Não é por acaso que, as disciplinas mais frequentadas nas Universidades-Seniores, são as mais ligadas à Prática : Música, Dança e Desporto (moderados),
Artes Decorativas, Teatro, Informática, Desenho e Pintura, Artesanato e Reciclagem, Audiovisuais, Saúde, etc.; Mesmo nas disciplinas-Teóricas, as que têm maior procura, são as que organizam visitas-de-estudo, passeios, etc.
.
Tal não significa que, os alunos-Seniores, apenas frequentem estas Universidades pela diversão; muitos pretendem adquirir ou relembrar conhecimentos, só que de uma forma mais suave e, porque não, engraçada.
.
Como tal, entendo que deveria ser criado um método-de-ensino específico para estas Instituições, que privilegiasse a memória-visual, a animação e a intervenção (pois, em vez de alunos-passivos, deverá ser estimulada a possibilidade de, também eles, transmitirem suas experiências-de-vida).
.
.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário