domingo, 14 de junho de 2015

Vivências

.
Com o acumular dos anos, do passar por muitas vivências, vamos adquirindo um experiência que nos permite detectar algumas situações mais anómalas :
.
- Quando me encontro com uma pessoa pela primeira vez, basta-me reparar nos seus traços-fisionómicos, na sua postura-corporal, etc. para fazer logo um juízo  se é ou não de confiança (e muito raramente me engano).
Pessoas que, por exemplo, não conversam com as outras "olhos-nos-olhos", costumam ter sempre algo de mau a esconder. Mas, as que têm um olhar penetrante e provocador, também não costumam ser "boas rezes".
.
- Outra característica que as identifica, é a forma como se expressam :
Quando começam a tratar-me por Sr. Manuel, algo me soa mal : Ou as pessoas têm confiança comigo para me tratarem pelo nome próprio e, nesse  caso, basta chamarem-me Manel; Ou se preferem tratar-me por Senhor, então, só têm que acrescentar-lhe o apelido.
E não se trata, apenas, de uma picuinhice gramatical.
É que as pessoas que nos tratam por Sr. +nome próprio, querem que lhes demos confiança mas, por seu lado, não desejam comprometer-se (mantendo as distâncias).
.
Outras pessoas que me causam desconfiança, são as demasiadamente prestáveis : oferecem-se para solucionar todos os nossos problemas mas, por detrás de toda essa voluntariedade, há sempre algo oculto, nem que seja a "cusquice" e devassa da nossa vida-privada.
.
falsas.jpg
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário