segunda-feira, 15 de junho de 2015

Tendências

.
Os Construtores e Importadores andam sempre em busca de novidades "de encher o olho", para as impingirem a Autarquias, Particulares, etc., valendo-se dos Bairrismos e Rivalidades mesquinhas, que enfermam a nossa Sociedade :
.
Se a Aldeia vizinha possui uma piscina, o Autarca não descansa enquanto não fizer uma maior (mesmo que ninguém de lá saiba, ou queira aprender a nadar); Se eles fazem uma lomba na estrada, nós temos que fazer uma maior (nem que se partam as suspensões de todas as viaturas que por lá passem); Se implantam um semáforo, temos que plantar mais (mesmo que, depois, fiquemos sem verba que dê, seque,r para substituir as lâmpadas fundidas), etc. etc. etc.
.
E assim se vão desbaratando os dinheiros-públicos, em proveito apenas de uns quantos...
.
A moda mais recente é a do porco-no-espeto : não há Aldeola nenhuma que, nas suas festarolas, prescinda de pôr um bácoro na girândola; Até já existem carrinhas especiali-zadas nesse fim; Temo que, por este caminho, comecem a faltar espetos, p´ra tantos "porcos"...
.
Com os particulares tudo funciona de igual modo : Se o vizinho comprou um cão "de marca" ou um Jipe, instalou um barbecue ou um jacuzzi, tem que se comprar um igual ou superior (só para mostrar que também há posses para isso).
A moda mais recente são as motos 4x4 : Não há patego-endinheirado, ou classe-média metido a (novo)Rico, que não tenha que ostentar uma daquelas barulhentas máquinas diabólicas (mesmo que não saiba utiliza-las).
.
No fundo são uns tristes de uns infelizes (pensando sempre  que o dinheiro compra tudo), numa perseguição frustrada a um Estatuto que nunca conseguirão alcançar, porque lhes falta o principal : as Bases.
.
mota 4x4.jpg
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário