segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SUG.estões MSC

.
Porque não me limito a criticar por criticar (apresentando sempre alternativas ao que considero mau), seguidamente exponho algumas sugestões, para melhoria dos Serviços da MSC :
.
(Esta Companhia de Navegação Italiana, dispõe de 12 Paquetes (de 3 Classes), realiza 158 Itinerários (com 3752 escalas, em 188 portos), emprega 15.500 funcionários em todo o Mundo e transporta 1,5 milhões de passageiros por ano.
A nível de Alimentação, 12 padeiros produzem 900 kgs./dia dos mais diversos pães; num Cruzeiro de 8 noites, são utilizadas 150 Toneladas de alimentos e bebidas, em 2.000 receitas diferentes, utilizando 3.000 ingredientes diversos).
.
- Se, em cada Cruzeiro, transportam passageiros de diferentes Países (por onde vão passando), porque não confeccionar - em cada dia- receitas de cada uma dessas Regiões (para que os passageiros delas naturais, matem saudades das suas comidas-típicas); E não só na Alimentação, mas também nas bebidas, música/dança, espectáculos, etc.
Se realizam um dia dedicado à Itália (apesar de não passarmos por lá e de, os passageiros dessa nacionalidade, serem pouco representativos), porque não dedicarem um dia a cada uma das Regiões por onde passamos ? (Neste caso, o dia de Portugal/Brasil, na Holanda; o dia da Holanda, em Portugal; o dia de Inglaterra, em Bilbao; o dia da Galiza, em Le Havre; o dia de Itália, em Southampton; o dia Basco, em St. Peter/Antuérpia; e o dia de França, em Vigo. 
.
- Dado que possuem representações espalhadas pelos mais diversos países do Mundo, poderiam ter nelas funcionários encarregues de adquirirem, directamente na Produção (o que vos ficaria mais económico, e com garantia de Qualidade), os artigos mais representativos de cada Região, para distribuírem posteriormente por toda a frota.
Portugal, que fica a meio-caminho entre o Oriente e o Ocidente (e o Norte, e o Sul) sendo Lisboa escala para alguns dos vossos navios, seria o País perfeito para nele construírem uma plataforma-logística, que recebesse e enviasse produtos de/para todas as restantes Regiões.
.
- Para obstar às dificuldades de inter.comunicação, poderiam alugar IPads (com tradução-simultânea em alta-voz, e uma aplicação específica esclarecendo todas as dúvidas sobre as Instalações/Serviços do Navio);Tal também estimularia a venda de pacotes de Net WiFi; poderiam, inclusivamente, criar um Pack de : IPad + x min. de WiFi.
.
- Deveria ser criada uma moeda de cada Navio (como as que existem nos Casinos), que os passageiros comprassem à entrada (para utilização em máquinas-dispensadoras-automáticas, dos mais variados tipos de bebidas/produtos - e nas slot-machines) e que, à saída, poderiam ser recambiadas na moeda dos respectivos Países (embora muitas acabassem por ficar como recordação). 
.
- Uma vez que, na maioria das Excursões, há sempre um tempo livre (em que os Guias...desaparecem), estes deviam comunicar o seu número de telemóvel a todos os respectivos excursionistas, para o caso de alguém se perder, ou ter qualquer outro problema (existem os Agentes, mas não falam a nossa língua).
.
- Os questionários devem ser anónimos (pois só assim as pessoas são verdadeiramente sinceras); Não deveriam ser respondidos "em cima do acontecimento" (pois há respostas que necessitam ponderação e não é na azafama do desembarque - fazer e despachar malas, conferir e pagar conta, etc.) que tal deve ser efectuado; Deveriam vir com um envelope RSF, dirigido à Sede da Companhia, para lhe serem posteriormente enviados (e para que o staff do navio não elimine os que não lhe sejam favoráveis). 
.
- Subentender que os Portugueses percebem bem o espanhol (ou vice-versa), é utopico. Se querem ter mais passageiros-portugueses satisfeitos (incluindo Madeirenses, Açorianos, Emigrantes, oriundos das ex-colónias portuguesas, luso-descendentes, Brasileiros, etc.), por favor invistam mais em tripulantes Lusos, e traduções em Português.
.
- Bastaria que colocassem um relógio com a hora-de-bordo nos canais das TVs, para se evitarem equívocos, principalmente com pessoas Idosas.
.
- Os crachás de identificação dos funcionários deviam ser maiores (com os nomes mais visíveis), e conterem a indicação (bandeirinhas) dos Idiomas que cada um domina. 
.
- Poderiam substituir a escala em St. Peter (onde é difícil desembarcar, que tem pouco para visitar e quase nenhuns embarques/desembarques), por uma escala em Antuérpia (onde poderiam fazer excursões mais interessantes pela Bélgica, e cativarem Clientes de outro País para esta rota - sem necessidade de acrescentarem mais um idioma).
.
- Muitos Passageiros queixam-se que, nos Cruzeiros, apenas conseguem ter uma visão muito superficial das Regiões onde aportam; Se, nos autocarros-turísticos que percorrem as grandes-Cidades, é possível a um passageiro ficar em determinado(s) ponto(s) do Circuito (para visita-lo mais demoradamente), e apanhar o autocarro seguinte; Com este vosso Sistema também poderia ser possível, aos passageiros que assim o desejassem, desembarcarem num (ou mais) portos, ficarem a conhecer esse País durante 10 dias, e voltarem a embarcar na próxima escala do Navio, para completarem o Circuito :
O vosso escritório de Excursões poderá disponibilizar, para além dos passeios-habituais, Circuitos de 10 dias de estadia em cada um dos portos que escalarem :
- Espanha - visita às principais Cidades do Norte e Centro + estadia em Madrid (vale dos Caídos, etc.)
- França - visita às principais Cidades do Norte e Centro + estadia em Paris (Disneylandia, etc.)
- Inglaterra - visita às principais Cidades + estadia em Londres (cruzeiro no Tamisa, etc.)
- Holanda - visita às principais Cidades + Dinamarca (com possível ligação ao vosso navio da rota Báltica-*)
- Bélgica - Cruzeiro-fluvial, ou visita às principais Cidades e Luxemburgo + estadia em Bruxelas 
- Portugal - Sul : Cidades Alentejanas + cruzeiro Alqueva + 1 semana de praia no Algarve (ou Cidades           Andaluzas)
               - Centro e Norte : visita às principais Cidades + estadia no Porto, e cruzeiro no Douro
.
Poderiam também (por exemplo) sair em Vigo, percorrerem calmamente a Galiza, o Norte e o Centro de Portugal e, passados dez dias, apanharem o navio na sua próxima escala em Lisboa; Ou saírem em Bilbau, visitarem St. Sebastian, Niarritz, Bordéus..., passarem uns dias em Paris, e apanharem o navio na sua próxima escala em Le Havre.
.
.
Podiam, inclusivamente, fazer correspondência com Cruzeiros de outras vossas rotas, que passem no mesmo porto (ou noutro porto próximo *) .
Por exemplo : os passageiros da rota-Holandesa aquando da sua passagem por Lisboa, ficarem uns dias a visitar esta Cidade até à chegada do vosso navio da rota-Mediterrânica, fazerem aquele Cruzeiro e, na próxima passagem deste por Lisboa desembarcarem, fazerem mais umas visitas aos arredores (Bombarral/Jardim Zen, Óbidos/Sr. da Pedra, Caldas/F. Arelho, Peniche/Baleal, Lourinhã/Areia Branca, Ericeira/Mafra), até retomarem viagem na escala seguinte do navio da rota-Holandesa (ou vice-versa).

.
Na pratica, um passageiro poderia - utilizando sempre navios das vossas rotas - ir de Istambul aos fiordes da Noruega/Islândia, ou a São Petersburgo (ou vice-versa) : Istambul/Génova; Génova/Lisboa; Lisboa/Amesterdão; Amesterdão/Islândia/Amesterdão; Copenhaga/São Petersburgo.
O mesmo se poderá aplicar às vossas rotas no Continente Americano.
.
.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário