terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pensamento/mini-Biografia do Dia

.

Públio Virgílio Marão (Andes15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio21 de setembro de 19 a.C.), também conhecido como Virgílio ou Vergílio em português, foi um poeta romanoclássico, autor de três grandes obras da literatura latina, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas, e a Eneida. Uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, são-lhe por vezes atribuídos.
Virgílio é tradicionalmente considerado um dos maiores poetas de Roma, e expoente da literatura latina. Sua obra mais conhecida, a Eneida, é considerada o épico nacional da antiga Roma: segue a história de Eneiasrefugiado de Tróia, que cumpre o seu destino chegando às margens de Itália — na mitologia romana, o ato de fundação de Roma. A obra de Virgílio foi uma vigorosa expressão das tradições de uma nação que urgia pela afirmação histórica, saída de um período turbulento de cerca de dez anos, durante os quais as revoluções prevaleceram. Virgílio teve uma influência ampla e profunda na literatura ocidental, mais notavelmente na Divina Comédia de Dante, em que Virgílio aparece como guia de Dante pelo inferno e purgatório... - (in Wikipédia)

.
(Material recolhido para publicação na página-Facebook da Universidade Sénior de Alcântara, ao abrigo do artº 75 do Código do Direito do Autor)
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário