segunda-feira, 1 de julho de 2013

Bondade vs. Maldade

.
Assim como "Não há rapazes (100%) Maus", também não existe ninguém 100 % Bom.
.
Todos nós temos algo de que nos arrependermos de ter praticado no passado (ou que, pelo menos, poderíamos ter feito melhor); mas o passado já lá vai e, por muito arrependidos que estejamos, não há hipóteses de corrigi-lo.
.
Apenas existem duas alternativas : ou continuar a reincidir nos mesmos erros, ou fazermos um esforço para melhorarmos as nossas atitudes.
.
No entanto, muitas pessoas, não conseguem apreciar o esforço que outras fazem para redimir-se, preferindo continuar a apontar-lhes factos passados;
Alguém que tenha sido preso por um pequeno-delito (sim, porque os dos Grandes-delitos nunca são presos), acaba por ter que carregar esse estigma por todo o resto da sua vida, e por muito que se tenha redimido continua sempre sendo ostracizado pela Sociedade.
.
 Já dizia o Messias : "aquele que nunca pecou, que atire a primeira pedra"; Mas as pessoas preferem esmiuçar os pequenos-defeitos dos outros, a reconhecerem-lhe boas qualidades;talvez porque estejam convencidas que, dessa forma, conseguem desviar as atenções dos seus Grandes-defeitos !
.
Assim como é mais fácil ser-se barrasco que educado (muitas pessoas, apesar de em toda a sua vida profissional terem convivido com seres civilizados, mal regressam às suas origens, logo lhes "puxa o pé para o chinelo" e se transformam nos mais burgessos dos burgessos; porque, enquanto para serem educadas, têm que fazer um esforço para escolherem a melhor postura, linguagem, etc., quando estão com os "da sua laia" podem soltar as "bojardas" que entenderem, sem que ninguém nelas repare - Lá porque conseguiram juntar algum pecúlio querem, à viva força, mostrar que têm dinheiro suficiente para "não precisarem de ser bem-educadas" )
.
Também, ser-se Bom, é muito mais difícil que soltar a maldade (pois, para tal, basta libertar os instintos-primários). É que, para se atingir a Bondade, é necessário todo um processo de superação, em que temos que tentar - a cada dia - sermos um pouco melhores que no dia anterior.
.
.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário