quarta-feira, 20 de março de 2013

Recordações de uma Infância Feliz I

.
O Prédio nº 74, da Avenida da República (em Entrecampos - Lisboa), traz-me gratas recordações de infância :
.
Nas Lojas, funcionavam a Farmácia Alcântara (que ainda hoje lá está mas, na altura, era de um Senhor muito alto, de apelido Alcântara; pelo falecimento deste, foi tomada por umas Senhoras espanholas (de apelido Dolores), que passaram a viver por cima da Farmácia, no 1º Esquerdo).
Do outro lado, funcionava um depósito dos Leites Vigor, cujo encarregado era um Sr. Arnaldo (que, por vezes, me levava com ele, na carrinha, aos arredores de Lisboa, onde tinham a produção).
.
No cubículo da Porteira, esteve uma Srª. Graça (que tinha uma sobrinha - que dizia "cavito" - com quem eu brincava); Depois, passou a ser a Srª A.S.,
cujo marido (J.D.) trabalhava no "Braz & Braz", e que tinham dois filhos (a A.M.S., e o R.D.S.) com quem também brinquei.
.
No 1º Dto. vivia um Comandante da Marinha, que tinha uma filha (Létinha ?) que também casou com um oficial da Marinha; tinham como empregada a Srª Maria, que tinha uma sobrinha (Zéfinha ?) com quem eu gostava de brincar; também aí trabalhou uma moça chamada Fernanda (?), que depois emigrou para Inglaterra.
.
No 2º Dto. morava um Senhor, sozinho (de que não me recordo o nome), que -salvo erro- era dono do depósito de Laticínios; No 2º Esqº moravam 3 irmãs (a Maria -divorciada - e as Dªs. Casimira e Sofia - solteironas); esta ultima, dava explicações a empregadas-domésticas; tiveram uma empregada (Anunciação), por quem tive uma paixoneta.
.
Não me consigo recordar de quem morava no 3º Esqº; No 3º Dto. viviam a Deolinda, seu marido (Sr. Duarte - sapateiro) e sua mãe Mariquinhas;
tinha uma sobrinha A.M., que ia lá passar umas temporadas; curiosamente, depois de muitos anos sem sabermos nada um do outro, vim a encontra-la recentemente (já Avó), uma Instituição que ambos frequentamos.
.
No 4º Esqº, morava o Sr. Semedo (com a sua esposa, e uma irmã solteira), que tinha uma loja de penhores (por falecimento destes, passou a viver lá a Porteira, e sua família). No 4º Dtº, vivia o escritor Manuel Fragoso com sua esposa e filhos; tinham uma empregada, chamada A.D.O.; e também lá morou o "Je".
.
No 5º Esqº, residia o Sr. Oliveira (dono de depósitos de areia, no Areeiro) e esposa; tinham um sobrinho que ia lá passar uma temporadas, com quem costumava brincar (por falecimento destes, passou a viver lá o filho da Porteira). No 5º Dto., viviam o Sr. Prazeres (Escriturário, especializado em letra-inglesa - e em colecionar capicuas) e sua esposa, . Carolina (que fazia abat-jours); levava-me com ela, sempre que ia à Baixa aos arameiros ou comprar adereços, ou à praia de Caxias, ou visitar uma irmã que morava em Stª.Cruz de Benfica - e como eu gostava de ir até à Mata). Por falecimento destes, passaram a lá viver o irmão, a cunhada e a sobrinha da Porteira.
.
No 6º Dto. (águas-furtadas), morava um Senhor que trabalhava nos correios (de que já não me recordo o nome); No 6º Esqº, vivia um Sr. Alfredo, com o filho e a nora; esta tinha uma sobrinha (Eunice ?), com quem gostava de brincar.
.
Bons tempos que já lá vão e não voltam, pois a maior parte destas pessoas -infelizmente- já desapareceram.
.
Se algum dos meus leitores conheceu alguma delas, agradecia que me contactasse, para "matarmos saudades" .
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário