sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mania das Grandezas

.
Quem for na conversa dos Media, Autarcas, Autoridades, etc. deste País (e não conheça mais nada, senão o seu torrãozinho), logo se capacita que vive no melhor País do Mundo (e arredores) :

- As praias do Algarve são apresentadas como únicas, quando o que não falta são praias paradisíacas (e sem estarem atulhadas de cimento por todos os lados)
- Évora apresenta o seu templo-romano como uma relíquia, quando há centenas de vestígios-romanos bem maiores e melhores conservados.
- O Zoo de Lisboa já foi anunciado como o melhor do Mundo, quando existem centenas deles com melhores condições (tanto para os visitantes, como para os outros animais).
- Em Sintra, os Palácios de Monserrate, da Regaleira ou da Pena são apresentados como uma jóias únicas, quando existem milhares ainda melhores.
- Outras Localidades gabam-se dos seus Castelos, Matas ou Paisagens, como se não existisse mais nada que se comparasse em todo o Planeta.

É certo que temos coisas bonitas (que deveriam estar melhor preservadas) mas tudo em ponto muito pequenino, como o País que somos.

Na realidade, as Pessoas só se deixam enganar por estes exageros, porque querem : mesmo que não tenham possibilidades de viajar (e basta irem aqui ao lado, a Espanha, para verem coisas muito mais imponentes), existem muitos programas na TV (já para não referir a Net), que mostram o que de bom pode ver-se por esse Mundo fora.

Porque carga-de-água é que num País tão pequeno (e com tão poucos recursos, quer materiais quer humanos), se iria concentrar tudo o que há de melhor na Terra ? Por algum milagre da Senhora de Fátima ? (também, os outros Países, têm seus Santos-Milagreiros).

É certo que tivemos o nosso período-aureo na Época-dos-Descobrimentos (mais por interesses da Nobreza/Burguesia da época, que por questões Culturais) assim como, outros Povos, também tiveram o auge das suas Civilizações. Mas, no nosso caso, tal já se passou há 500 anos e, de então para cá, entrámos em acelerada decadência (a ponto de, praticamente tudo o que temos de interesse para mostrar, datar dessa época).

Vem tudo isto a propósito de, a nível-pessoal, também termos ficado com a mania que -cada um de nós- é o Maaaior ! (tal nota-se, sobretudo, nas gentes do Norte - que me desculpem os meus amigos-nortenhos) :

Que, as pessoas, cultivem a auto-estima é -até- aconselhável. Mas, o que se passa com muitas, é que logo partem para se considerarem os melhores em tudo o que fazem : nunca há terra, ou bairro, ou casa, ou carro, ou trabalho, ou clube, ou mobiliário, ou aparelhómetros, etc., que possam ser melhores que os seus ! Ninguém como eles sabe comprar, ou escolher, ou fazer tão bem as coisas !

E parece que, quanto menos sabem, mais se auto-elogiam (Ao contrário de Sócrates, que era um Sábio, mas reconhecia que "Só sei que nada sei").

Não há pachorra para estes Cromos ! Porque não se enxergam :
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário