quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cul.turismo

.
Muitas pessoas que acumularam alguns conhecimentos durante os seus estudos, entendem que deve levar-se a Cultura até ao Povo mas...desde que sejam elas a orientar todo o processo.
Um dos seus ódios-de-estimação é a Wikipédia; precisamente por ter conseguido democratizar o acesso, de qualquer comum-mortal, a alguns Conhecimentos que gostariam de ser as únicas a deter (até para poderem exibir-se, com citações, etc.)
É certo que a Wikipédia ainda tem alguns dados menos correctos ou aprofundados; mas existem, no final de cada página, uma série de links que nos remetem para estudos mais complexos sobre o respectivo assunto. Para além de permitirem correcções, a qualquer um que as fundamente; pelo que deveria ser preocupação (senão obrigação) dessas pessoas mais eruditas, corrigirem algumas inexactidões que possam encontrar.
Ao nível das Universidades/Academias Seniores, muitas das pessoas que as frequentam pouco mais são que analfabetas. Se queremos cativa-las para a Cultura, para o prazer de (boas) leituras, não podemos massacra-las com longos e enfadonhos discursos, ou com volumosos e complicados "calhamaços".
Há que começar pelo princípio, e não pelo fim; pois - como muito bem diz o Povo -"não é com vinagre que se apanham moscas".

Nas Disciplinas mais avançadas, em que só se inscrevem pessoas com mais amplos conhecimentos, é natural que se ministrem matérias mais evoluídas; Mas, os suportes que se destinam à generalidade dos  Alunos, devem utilizar uma linguagem acessível a Todos.
.

.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário