quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Civil.idade

.
Os mais Idosos, desde que lhes deram certas regalias (como isenções, prioridades, benefícios, descontos em vários equipamentos, lugares marcados, etc. - mesmo para os que deles não necessitam), passaram a comportar-se como se fossem "donos do Mundo" :
.
- Nas caixas dos Supermercados, ficam a arrumar os talões e trocos com toda a calma, em vez de o fazerem em local onde não estorvem, dando lugar aos que estão atrás deles na fila.
- Passam à frente dos outros, em diversas filas existentes, e nem sequer pedem licença.
- Nos Multibancos, ficam a conferir saldos e extractos em cima da máquina, nem sequer se desviando para que quem esteja à espera, possa servir-se.
- Nas Farmácias (e em quase todos os outros Estabelecimentos/Serviços), pedem para fazer uma "perguntinha" e acabam por ficar a falar longos minutos, de assuntos que nada têm a ver com o inicial (desfiando os seus roles de doenças, etc.), e não deixando aviar quem estava na sua vez.
- Nas balanças dos Hipermercados, ficam a conferir pesos e preços frente a estas, não permitindo que outros façam as suas pesagens.
Etc. etc. etc.
.
Mas se alguém reclama por qualquer destes atropelos, logo é rotulado de apressado ou de intolerante.
.
O problema não está na sua lentidão (pois todos sabemos que, com o passar dos anos, as tarefas tornam-se mais demoradas - e temos que dar-lhes o devido desconto), mas na falta de Civismo, num Oportunismo e num Egoísmo a toda a prova.
.
Muito se tem falado na intergeracionalidade; Mas enquanto a 3ª Idade continuar a comportar-se com desprezo e arrogância em relação à Juventude (não sabendo retirar-se civilizadamente, para dar lugar aos mais novos), cada vez será maior a clivagem entre Gerações.
.
Bramam que, os mais Novos, têm que saber respeitar a 3ª Idade; Mas, para que tal aconteça, têm que ser os mais Idosos a darem-lhes exemplos de desapego e de civilidade.
.
Melhor de que com longas prédicas, é com o exemplo que os Jovens aprendem a comportar-se em Sociedade. E não é com estas demonstrações de egoísmo-exacerbado, que os Idosos lhes proporcionam a cada momento, que conseguirão fazer-se respeitar.
.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário