sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Chungaria

.
Há dias vi uns cavaleiros andrajosos cavalgando belas montadas e, embora correndo o risco de ser rotulado de elitista, considero que existem desportos que não se coadunam com certas Classes :
.
Enquanto que cavaleiros civilizados sabem montar com elegância, tratam os animais com bons-modos, etc., os pés-rapados esporeiam os animais desalmadamente, gritam-lhes por tudo e por nada, etc., tentando demonstrar à viva-força que quem manda ali são eles.
Os cavalos até são animais bastante nobres mas, se montados por este tipo de energúmenos, acaba por tornar-se mais bela a montada que o montador, ou mais besta o cavaleiro que o animal.
.
É certo que todos deveriam ter igualdade de direitos mas, antes de poderem adquirir alguns deles teriam, primeiramente, que passar por uns banhos de civilização e beberem uns bons litros de chá, para saberem comportar-se em qualquer circunstância.
.
O que se verifica é precisamente o contrário : Pessoas que durante a sua vida profissional lidaram com gente civilizada e aprenderam a saber comportar-se, assim que se reformam, ficam desempregados, etc., logo regressam ao espírito-chunga (e até se vangloriam das suas burgessadas).
.
Assim sendo, os progressos civilizacionais que foram sendo conquistados até ao Século-passado, estão rapidamente a regredir para a barbárie :
- Em certos Bairros já começa a ser perigoso andar nas Ruas, mesmo de dia, porque a banditagem pulula e age com quase total impunidade.
- Os melhores Estabelecimentos acabam por encerrar, porque os chungas invadem-nos afastando a boa Clientela.
- As Ruas cheiram mal porque ninguém ajuda a limpar, antes pelo contrário : todos deitam lixo para o chão, quando não vomitam e urinam na via-pública.
- Até ao nível dos gostos-musicais se nota todo este declínio (e ainda por cima somos abrigados a ouvir essas pimbalhadas, pois só sabem escuta-las aos berros, nas aparelhagens das viaturas, em suas casas e, até mesmo, nas Ruas).
.
Nada fazem em prol da Sociedade; Antes pelo contrário : emporcalham tudo com graffitis de mau gosto, esventram assentos de transportes-públicos, queimam recipientes de lixo, estilhaçam paragens de autocarros, etc. etc.
.
E todos nós - os pagadores de Impostos - poderíamos viver mais livremente, com mais conforto, sem uma tão pesada carga-fiscal, não fora estarmos a sustentar essa corja parasitas que, ainda por cima, nos retribuem desta forma !
.
A algumas pessoas de outras Raças/Etnias quando se lhes faz algum reparo sobre o seu comportamento incivilizado, logo o interpretam como tratando-se de racismo ou xenofobia; Quando nada tem a ver com a sua cor de pele, mas com a sistemática recusa, por parte delas, de aprenderem boas-maneiras.
Bastaria atentarem nos poucos membros das suas Raças que souberam integrar-se na Sociedade, para verificarem que são tratados com o mesmo respeito e consideração que os demais membros desta.
.
Os poucos redutos de Civilização que vão sobrevivendo, são ilhas cada vez mais confinadas, cercadas que estão de chungaria por todos os lados. 
.
Já que os Pais e os Avós não sabem educar as Crianças, antes só lhes dando maus exemplos, para quando uma disciplina de Civismo nas Escolas ?
.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário