segunda-feira, 26 de maio de 2014

REC.lamação - Encurtamento carreiras Carris

.
Quando, aqui há longos anos, sugeri à Carris que, em vez dos bilhetes-normais, passassem a usar outros, com chips, que permitissem o transbordo de uns transportes para outros durante uma hora, para que as carreiras mais longas pudessem ser subdivididas, evitando-se assim que os autocarros se juntassem por causa dos engarrafamentos e outros congestionamentos, formando "comboios", demoraram vários anos até criarem os actuais títulos-de-transporte mas, mesmo assim, deixaram ficar as carreiras com os seus longuíssimos percursos (atravessando toda a Cidade), o que só resolveu uma pequena parte da questão.
.
Só alguns anos passados é que começaram a fazer o encurtamento das carreiras e, mesmo assim, de forma defeituosa :
(O que sugeri foi que, por exemplo, a carreira 742 - que ia do Bairro do Casalinho da Ajuda até ao Bairro da Madre de Deus - da ponta Ocidental à ponta Oriental da Cidade -, fosse até à Praça do Chile - a meio-caminho- e lá, quem pretendesse continuar, poderia usar o mesmo título numa carreira 742-A, do Chile à Madre-de-Deus - ou vice-versa)
.
A carreira 732 ia de Caselas até ao Hospital de Stª. Maria; passaram a encurtá-la até ao Marquês de Pombal, depois até aos Restauradores, depois até ao Rossio e, presentemente, já há autocarros que vão só até ao Cais-do-Sodré; Por este caminho, qualquer dia limitam-se a dar uma volta ao quarteirão !
.
Também sugeri que o local de transbordo fosse único mas, o que está a suceder, é que os autocarros terminam a carreira em locais bem distantes do inicio da carreira alternativa, obrigando os passageiros (principalmente os que têm mobilidades reduzidas) a atravessarem várias Ruas para apanharem o próximo transporte.
(Por exemplo, quem apanhe o 732 para seguir para as Avenidas-Novas, é largado junto à estação de Metro do Cais-do-Sodré, quando os transportes alternativos saem de junto ao Rio)
.
Também sugeri que, o desdobramento da carreira só partisse, depois de chegar o transporte original, e só após feito o transbordo de todos os passageiros que pretendesem seguir viagem (O que está a suceder é que os passageiros vêm partir o transporte-alternativo sem terem hipóteses de apanhá-lo e, depois, têm que voltar a esperar longos minutos por novo transporte)
.
Será assim tão difícil às "Inteligências" que gerem este sistema fazerem - finalmente - as coisas bem feitas (como há longos anos lhes foram sugeridas) ?!
.
               (é só juntar as peças...)
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário