sexta-feira, 16 de maio de 2014

Conhecimento espartilhado

.
Todos os grandes Génios/Inventores da Humanidade, eram uns inconformados e uns sonhadores sendo, muitas vezes, apelidados de loucos pela Sociedade do seu tempo (os velhos do Restelo), tal era o avançado das suas Ideias em relação à época em que viveram.
.
Uma das características comum a todos eles, era a Curiosidade : não se limitavam a usar os objectos do quotidiano, queriam sempre saber como funcionavam, e porquê :
.
- Milhões de pessoas viram a água transbordar das suas banheiras cheias, quando lá entravam, mas só Arquimedes exclamou "Eureka !"
- Milhões de pessoas viram macãs caindo de macieiras, mas só Newton descobriu a lei da Gravidade.
- Milhões de pessoas observaram a tampa de uma panela trepidar com o vapor da agua fervente, mas só Heron de Alexandria descobriu a sua utilidade, posteriormente desenvolvida por Denis Papin, Thomas Newcomen, James Watt...
Etc. etc. etc.
.
É esta falta de curiosidade, que falta à actual Juventude : habituados que estão a terem "a papinha toda feita" (até a carne que comem, já vem previamente "mastigada"), limitam-se a utilizar os equipamentos, sem que lhes desperte qualquer interesse saberem como funcionam.
.
- Em tempos (não muito longínquos) se queríamos brincar, tínhamos que criar os nosso próprios brinquedos ("telefones" com caixas de graxa e fios- encerados; "barcos", com cascas de nozes, rolhas e palitos; "tanques", com carrinhos-de-linhas, elásticos e paus-de-fósforo; "jogos-de-futebol", com balizas de paus-de-gelado e botões de varios tamanhos a servirem de guarda-redes, avançados, bola...; "Campeonatos", nos lambris dos passeios, com caricas-forradas; "Ralis", com carros feitos de tábuas e rolamentos, etc. etc. etc..
Agora, os brinquedos são tão sofisticados que nem deixam lugar à imaginação.
.
- Muitos utilizam as suas viaturas (por tudo e por nada) mas, logo que estas apresentam uma pequena avaria (por vezes, um pneu furado já constitui um drama), não fazem a mínima ideia de como repara-la.
.
- O Conhecimento atingiu um tal grau de especialização que, pessoas que são umas Eminências em determinadas áreas, apresentam uma total ignorância sobre outros assuntos, por mais banais que sejam.
.

.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário