quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Política aos Ponta.pés

.
A promiscuidade entre o mundo-clubístico e o mundo-político, é cada vez mais evidente :
.
No passado, a Nobreza e a Burguesia  serviam-se do mundo-religioso para alienarem e amedrontarem o Povo (e, em troca dos serviços prestados pela Igreja, construíam-lhes sumptuosos Conventos, Mosteiros e Igrejas); substituídas as pregações dos padres do alto dos seus púlpitos, pelos mais eficientes e abran.gentes "Media", faltava-lhes ainda um meio para levar a populaça a descarregar as suas frustrações.
.
A partir da altura em que se profissionalizou o desporto, e se incentivaram as rivalidades entre os grandes-Clubes, e o bairrismo em relação ao Clube da terra, logo foi encontrado o "ópio do povo".
.
Essa promiscuidade foi levada ao máximo do ridículo, com o recente funeral de Eusébio : com honras-de-Estado (copiadas das exéquias de Nelson Mandela), o aproveitamento de toda a classe-política da onda de simpatia que o defunto gerava nas multidões e, até, a ideia-peregrina de transladar os seus restos-mortais para o Panteão-Nacional.
.
Reconheço que Eusébio foi um grande futebolista, que era uma boa-pessoa, que fez conhecer o nome de Portugal em muitos recantos do Mundo (mas, apenas, do futebolístico). Agora, que queiram equipará-lo a todos os Heróis e Intelectuais que ficaram para a História deste País através das obras imortais que nos legaram, é "forçar muito a nota". Já em relação a Amália Rodrigues, entendo que foi um pouco descabido (embora, para além de fadista, tenha deixado obra-poética).
.
Mas se vamos enfiar no Panteão todos os que tornaram este País conhecido no Mundo, então teremos que lá meter muito mais gente, a começar pelos nossos dois únicos contemplados com o Prémio Nobel - Egas Moniz e José Saramago.
Só que, nesse caso, seria preciso acrescentar uns vinte andares a  Santa-Engrácia e, a avaliar pelo tempo que o 1º piso levou a ficar concluído, nem no Século XXV conseguiríamos meter lá todos.
.
Passados 40 anos sobre o momento em que voltámos a poder ter livre acesso à Cultura, regressamos ao País dos 3F (Fado, Fátima e Futebol) !
.

                                                                               .

                                                                        NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário