terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Apartheid Económico

.
.
Ficámos todos muito satisfeitos, quando se verificou a abolição da escravatura (em alguns países onde ainda subsistia), e do Apartheid;
porque, efectivamente, foram dois passos bastante importantes na evolução da Humanidade.
.
Mas, o que se tem vindo a verificar ultimamente, pode ser considerado um retrocesso nesse sentido, pois não passa de uma nova forma de segregação entre os Humanos (e, desta vez, de todas as Nações) :
.
Na Escravatura, pessoas eram privadas de todas as Liberdades e negociados como Mercadorias; presentemente, dão-nos uma falsa sensação de liberdade e tratam-nos como simples números.
.
No Apartheid :

- Havia médicos só para brancos, e curandeiros só para negros; Agora, temos médicos e hospitais só para Ricos, e simulacros de saúde para Pobres.
- Havia transportes só para caucasianos, e calhambeques só para pretos; Agora, os abastados viajam de limusina, e os bastardos como sardinhas-em-lata.
- Havia bares, restaurantes, hotéis só para brancos, e espeluncas só para negros; Agora há muitos equipamentos de Hotelaria, onde é barrada a entrada a "desengravatados".
- E cada vez mais locais existem, onde o simples Cidadão "inconsegue" entrar (como diz a nossa 2ª figura do Estado)...
.
Metade dos recursos deste Planeta está nas mãos de apenas 1% da população-mundial; aos restantes 3 biliões de pessoas, só lhes resta morrerem-de-fome ?
.
.
NelitOLivas

Sem comentários:

Enviar um comentário