domingo, 8 de julho de 2012

Evolução Cultural

. Há muitas coisas, nesta Vida, de que temos que aprender a gostar :
.
- Quando provamos, pela 1ª vez, cerveja ou whisky, não gostamos do travo-azedo ou do sabor a remédio; no entanto, se insistirmos, acabamos por saber distinguir, dentro dos diferentes tipos de travo, aquele que mais nos agrada.
.
- Quando deparamos com um livro volumoso ou um extenso poema, habituados que fomos a leituras-sintéticas e quadras-populares, logo os detestamos; mas se nos habituarmos a lê-los compassadamente, e a saborearmos cada frase, acabamos por preferi-los.
.
- Quando saboreamos, pela 1ª vez, salmão-fumado ou caviar, desagrada-nos o sabor intenso a peixe; no entanto, se insistirmos, e os acompanharmos devidamente, acabamos por dar-lhes o devido valor.
.
- Quando escutamos, pela 1ª vez Jazz do puro, ou uma Ópera, desagradam-nos as notas dissonantes ou os guinchos agudos das Prima-donas; no entanto, se os nossos ouvidos forem habituados a distingui-los, acabamos por descobrir consonância na dissonância e melodia e maestria no canto-lírico.
.
Etc. etc. etc.
.
Por outro lado, à medida que evolui a educação musical, literária, gustativa, etc., vamos a aprendendo a "desgostar" das coisas-primárias :
.
- Depois de aprendermos a apreciar uns bons vinhos, cervejas ou bebidas-espirituosas, já não nos agradam os carrascões, as surrapas ou os bagaços.
.
- Depois de nos habituarmos à Literatura e Humor de qualidade (que nos faz pensar), deixamos de gostar de livros-de-cordel ou de graçolas-brejeiras.
.
- Depois de aprendermos a saborear refeições requintadas, deixamos de achar piada à comida de enfarta-brutos.
.
- Depois de termos uma certa educação-musical, passamos a desvalorizar as charangadas e pimbalhadas (usando sempre as mesmas notas, e acordes)
.
Etc. etc. etc.
.
A tudo isto chama-se Evolução, e é através da Cultura que as mentes se vão abrindo a novas e melhores experiências.
.
Por esse motivo é que, os Ditadores (e, até, certos políticos, ditos Democratas), tudo fazem para atacar a Cultura (queimando Livros ou Partituras, destruindo Quadros e Esculturas, etc);
.
É que, um Povo evoluído, já não se deixa influenciar pela verborreia dos Caciques !
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário