sexta-feira, 30 de março de 2012

REC. - Carreiras da Carris

. A Carris, com a estafada desculpa da Crise, cortou recentemente umas quantas carreiras, prejudicandoseriamente muitos dos seus utentes.
.
Se a questão era a economia de custos, haveria outras formas de efectuá-la sem necessidade de chegarem a estes extremos :
.
Há cerca de dois anos, numa outra SUGestão que aqui expressei, recomendava-lhes a adopção de cartões, com duração de uma hora (e não por zonas) para que, os utentes, pudessem mudar facilmente de um transporte para outro, sem necessidade de gastarem novamente o cartão. Essa Sugestão até foi aceite e aplicada, uns tempos mais tarde.

Só que, agregada a ela, também sugeri que, as carreiras que atravessam toda a Cidade, fossem desdobradas; Por exemplo : A carreira 742, sai do Bairro Madre de Deus (no extremo Oriental) para o Casalinho da Ajuda (no extremo Ocidental); Durante esse longo percurso, enche e quase esvazia várias vezes, pois é raro o utente que usa a carreira de uma ponta à outra. Se, a meio-do caminho voltasse para trás, quem quisesse continuar (dispondo do cartão-horário) facilmente apanharia o 742-A, que faria a outra metade do percurso.

Quantas vezes estamos longos minutos à espera de um autocarro e, depois, vêm dois (ou 3) seguidos (em comboio) ?! Tudo porque, sendo as carreiras tão longas, e apanhando tantos semáforos, engarrafamentos, etc., facilmente acabam por colar-se.

Sempre que, através dos Revisores (ou de G.P.S.), se detectasse que duas viaturas seguiam coladas para o mesmo destino (e desde que a viatura da frente tivesse lugares vagos), num local de facil transbordo e retorno, os passageiros da 2ª viatura seriam convidados a passar para a 1ª e, aquela, faria inversão-de-marcha.

Deste modo, as viaturas não gastariam tanto combustível, não provocariam tantos engarrafamentos e poluição, não teriam tanto desgaste (talvez, até, nem fosse necessário ter tantas viaturas e motoristas em circulação) e - os Utentes - seriam servidos com muito maior frequência.

Só que, para além de terem demorado imenso tempo a porem esta 2ª parte da minha Sugestão em prática, fizeram-no - uma vez mais - de forma errada : agora, cortam as carreiras onde lhes apetece, muitas vezes sem terem outra viatura para efectuar um rápido transbordo, muitas vezes em locais onde é necessário ir a outra Avenida apanhar um 2º autocarro.

Para estes senhores é preferível fazerem cortes-cegos às Sugestões recebidas (só para que não possamos dizer que as copiaram - e para lhes poderem dar um toque-pessoal da sua intel.estupidez-natural), mesmo que essas alterações resultem em graves prejuízos para os seus Clientes !
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário