quinta-feira, 27 de setembro de 2012

REC. - CUF Infante Santo

.
Conheço o Hospital da CUF há muitos anos; já ali fui operado, já lá visitei muitos colegas e familiares (alguns dos quais ali faleceram, mas sempre muito bem assistidos).
.
Inicialmente, foi fundado para acolher funcionários do Grupo CUF; depois, e porque se tornou um Hospital de referência, passou a tratar e internar, gente de maiores posses nos seus quartos-particulares.
.
Posteriormente sofreu obras de ampliação, que quase lhe destruíram o belo jardim-interior (com lago, repuxo, peixes, etc. - mas a voragem dos ganhos, nada respeita), e expandiu a maioria das consultas para um novo edifício, do outro lado da Avª. Infante Santo.
.
Então, com a ânsia de rentabilizarem todos os investimentos feitos, passou a acolher pessoas de todos os subsistemas de saúde, o que provocou uma considerável redução na qualidade dos serviços :
.
Até tem instalações mais modernas (mas desumanizadas), até continua a ter bons médicos, até tem bastante pessoal (talvez demasiado- que até se atrapalham uns aos outros; e, sobretudo no que diz respeito às funcionárias, quantas mais são, mais conversam umas com as outras).

Mas criaram uma miscelânea tal, que já não conseguem agradar, nem a gregos nem a troianos :
.
- As consultas e exames são marcadas/os com cada vez maior antecedência (nalguns casos, com prazos correspondentes aos da Previdência).

- A pontualidade das/os mesmas/os deixou de existir, obrigando a penosas esperas (dantes, os actos eram marcados com intervalos de 15 minutos entre eles, e era raro ultrapassarem essas marcações; agora, é vulgar esperarem-se largos minutos para além da hora marcada - o que, nalguns casos, em que é necessário estar em jejum, reter urinas, etc., se torna bastante complicado).

- A sala de espera do bloco-operatório, não tem quaisquer condições de conforto (mais parecendo o átrio d´um matadouro).

- Nas Recepções, são chamadas todos os tipos de senhas, menos as que têm mais doentes em espera.

- Na entrega dos exames é preciso conferir tudo pois, ou entregam exames trocados ou ficam com exames por entregar.

Etc. etc. etc.
.
Mais valia que tivessem menos Pessoal, mas melhor formado e habilitado; E sobretudo, Chefias que zelassem pelo seu bom desempenho ! É que, com um serviço assim, qualquer Paciente acaba por ficar impaciente...
.
É uma pena que, neste País, as poucas coisas que funcionavam bem, estejam todas a abandalhar-se : com a foçanguice de lucrarem a qualquer custo, acabam por querer "meter o Rossio na Rua da Betesga", e conseguem a proeza de não satisfazerem ninguém !
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário