sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eleitoral.ISMOS

Mais uma Campanha-Eleitoral se passou e, tirando os habituais ataques-pessoais entre Líderes, e militantes dos diversos Partidos-Políticos, pouco se debateu sobre "pormenores" como o (mau) estado do País, da Europa, da Economia-Global, etc.

Mas, a maioria das pessoas nem deu por falta desses "pequenos detalhes", pois tudo o lhes interessa são bisbilhotices do tipo de quanto é que determinado fulano ganha, ou gasta. Quando muito, acompanham os Debates, como se de jogos-da-bola se tratasse.

E, com estes "fait-divers" os Big-Bosses lá vão continuando a conseguir desviar as atenções do Povinho, dos temas que realmente interessa debater, conseguindo que este continue a descarregar os seus odios-de-estimação sobre os "fantoches"-políticos, e não sobre quem os manipula :

- Continua a atribuir-se a culpa da ausência da cura (pelo contrário, do seu recrudescimento) de graves doenças (como o Cancro), a lacunas na Inves- tigação, nos Serviços-de-Saúde, etc.. Mas quem é que anda a incorporar, a cada dia que passa, mais e mais produtos cancerígenos em praticamente tudo o que consumimos ?

- Continua a atribuir-se a culpa das cada vez maiores percentagens de Desempregados, ao Estado (enquanto se pretende retirar-lhe cada vez maior protagonismo no tecido-Económico). Mas quem é que encerra Empresas, todos os dias, para deslocaliza-las para Regiões com mão-de-obra escrava ?

- Continuam a culpar-se os Governos pela acumulação de Divida-externa; Mas quem é que controla as Agências-de-rating (e, até, os Bancos-Centrais)
que, com as suas taxas de juro exorbitantes, vão asfixiando as Economias de cada vez mais Países ?

- Continuam a atribuir-se culpas aos Governantes pela presente Crise-Económica; Mas quem é que, através da Especulação-imobiliária (e não só - também já nos alimentos, na água, etc.), de negociatas-de-casino em Bolsas e Offshores, de brutais desfalques na Banca, etc., a despoletou ?

Enquanto todas estas sujas acções se vão desenvolvendo nos subterrâneos-Financeiros, andam para aí uns "Revolucionários" a "atirarem-nos areia para os olhos", com o Não à abstenção, com acampamentos pela substituição da Classe-Política, etc.

Mas substituirmos os actuais Políticos por quem ? Qual é o louco que vai (praticamente sozinho, pois não pode contar com a União do Povo - cada vez mais desunido pela proliferação de "forças-políticas", que nascem como cogumelos), enfrentar os desígnios do Capital (quando todos o que o tentaram anteriormente, pagaram esse atrevimento com a vida - Salvador Allende, Martin Luther King, os Kennedy, John Lennon, Che Guevara, Cristo e, até, Milosevick, Saddam, Bin Laden, etc.) ?

Enquanto não nos concentrarmos em combater quem realmente deve ser combatido (em vez de andarmos, apenas, a descarregar as nossas frustrações em "sacos de boxe"), não só não melhoraremos as nossas Vidas (e o Mundo) como acumularemos cada vez mais problemas.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário