quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Je suis ...livre-pensador

.
Alguns dos seguidores dos meus Blogs, e do mural "Nelito Olivas" no Facebook, parece terem estranhado o facto de - ainda - não me ter pronunciado sobre os recentes acontecimentos em França.
.
- Em 1º lugar, não gosto de "cavalgar a onda", preferindo deixar assentar a poeira para, posterior e calmamente, formar uma opinião. E a esta distância, já há alguns factos desta história, que me parecem muito "mal contados".
.
- Em 2º lugar, o Jornal atacado já tinha sido alvo de várias pressões e ameaças, e não só de comunidades Islamicas, pois não só atacava todas as religiões, como outras Actividades (nomeadamente Políticas, de direita).
E quando se começa a disparar, indiscriminadamente, em todas as direções há sempre o risco de um projéctil fazer ricochete.
.
- Em 3º lugar : também eu produzo algum  Humor mas, ao contrário de muitos outros "humoristas" (até do Mundo-lusófono), não contem comigo para fazer piadolas à custa de pessoas com deficiencias ou defeitos (salvo se os exibirem, propositadamente, na praça-pública), nem com quaisquer outras piadas de baixo-teor.
Considero-me Laico, mas respeito os adeptos de qualquer Religião (assim eles respeitassem o meu laicismo).
Há, portanto, algo a que se chama auto-censura (não pelo receio de represálias, mas porque o mais elementar bom-senso determina onde se acabam as brincadeiras e começam as ofensas).
O que sucede é que, as Religiões, dado o  fundamentalismo de alguns dos seus crentes, são um bom meio de promoção : atacando-se uma Religião, logo se gera grande polémica, o que é ideal para quem queira promover-se rapidamente (Sinead O´Connor, Madonna e tantas outras Vedetas da actualidade, devem grande parte das suas ascenções-meteóricas a terem utilizado, no início das suas carreiras, este estratagema).
.
Alguns humoristas sem imaginação argumentam que, se começarem a auto-censurar todas as suas inspirações-polémicas, ficam sem assuntos para trabalhar; Ora, as fontes do Humor são inesgotáveis (como tem sido constatado ao longo de Séculos); Porque não começarem a fazer piadas-de-mau-gosto sobre si próprios ?...
.
"A nossa Liberdade deve acabar, onde começa a Liberdade de todos os outros".
.
graçolas.jpg
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário