domingo, 29 de dezembro de 2013

SUGestão - Energia térmica

.
Todos os anos, pelo Natal, costumo montar uma geringonça que me ofereceram em criança, que consiste numa espécie de carrossel (com anjinhos, que tocam sinos), e que se movimenta - apenas - devido à corrente de ar-aquecido, produzida por uma vela.
.
Ora, se com uma pequena vela consegue movimentar-se aquele carrossel, que energia (limpa) seria possível produzir, com todas as fontes de calor que geramos ?!
.
É certo que já existe a energia-geotérmica mas, porquê limitarmo-nos a aproveitar o calor da terra (através de dispendiosas e poluentes perfurações), se produzimos calor (suficiente para alimentar grandes turbinas) de muitas outras formas :
.
Nas chaminés das Fábricas e dos Navios, nos escapes dos aviões, camiões e, até, de automóveis, poderiam ser montadas turbinas que funcionassem com o calor por eles gerado, e alimentassem de energia (pelo menos) essas estruturas.
.
Poderia, ainda, aproveitar-se a montagem desses equipamentos para se instalarem mais filtros, que retivessem a emissão de poluentes para a atmosfera.
.

.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário