quarta-feira, 11 de abril de 2012

Brasileirês

. Muito se tem escrito contra o ultimo Acordo-ortográfico, quase sempre através de textos escritos por Velhos-do-Restelo, eternamente avessos a qualquer tipo de mudanças.
.
Já aqui me pronunciei sobre o assunto, considerando que o principal motivo dessas criticas (a abolição do duplo C) até é uma atualização benéfica à Língua, pois já em anteriores Acordos se lhe anularam outras aberrações (e ninguém tem hoje saudades de escrever pharmácia ou pharol, por exemplo).
.
Mas, em troca dessas nossas alterações (e para que o Português Europeu e Brasileiro, não se afastem cada vez mais), os Brasileiros também deviam condescender em anular as constantes alterações que vêm fazendo à sua Língua-oficial.
.
Nas Efemérides que diariamente publico no Facebook, a principal fonte onde vou recolher dados são o Youtube e a Wikipédia. E, dado que -os nossos Irmãos- estão muito mais avançados nessas matérias que nós, quase tudo o que lá encontro é de origem brasileira (inclusivamente, a maioria das poucas biografias que se encontram, de nossos Vultos, são feitas no Brasil).

Só que, repletas de termos abrasileirados (que me obrigam a um constante trabalho de "tradução") :
- Realizador-cinematográfico, ou é diretor de cinema ou cineasta (mas, se for de TV, já é realizador)
- Argumentista, é roteirista; Cenógrafo, é cenarista; Desenhador, é desenhista.
- Fábrica, é usina; Comboio, é trem; Autocarro, é bonde; boleia, é carona...
- Checo, é tcheco; Polaco, é polonês; Norte-Americano, é Estado-unidense; Holandês, é neerlense; Canadiano, é canadense...
(Porque não se chamam, então, Brasileirenses ?)
.
São alterações que em nada melhoram (ou simplificam) a Língua, antes pelo contrário. Dá, até, a impressão que alteram, só por alterarem.
.
Se desejam tanto ser originais, porque não criam a sua própria Língua (em vez de andarem a assassinar a dos outros ) ?
.
Com estes autênticos atentados, é que os nossos pseudo-intelectuais-linguístas se deviam preocupar (e não com a abolição de consoantes mortas) !
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário