quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Accordo Ortográficco

Continuo a receber mensagens, de pessoas que se sentem profundamente indignadas, revoltadas, deprimidas, agredidas e -até- violentadas, pela introdução do novo Acordo-Ortográfico.

O que lhes provoca -ainda- maior confusão, é a abolição do duplo-C, em palavras como actor, proactivo,  actuar, etc.

Está a acontecer o mesmo que sucedeu, há umas décadas, quando o Ph (por exemplo) foi substituído pelo F; Mas será que, hoje em dia, alguém sente a falta de escrever Pharmácia ou Phenomenal ? Até se ridiculariza a forma arcaica, com que os nossos bisavós escreviam. O mesmo sucederá com os nossos bisnetos, quando lerem textos nossos escritos com convicção. Mas, sempre que se pretende evoluir em algo, logo se levanta um coro saudosista de Velhos-do-Restelo

Porque, convenhamos, aquele duplo C não faz ali falta nenhuma, para a compreensão das palavras.
E, nesta época em que -cada vez mais- tempo é dinheiro, tudo o que é supérfluo deve ser abolido.

Mas, para estes Puristas, tudo o que interessa é manter as tradições. Grandes vultos da Literatura já demonstraram que é possível escrever belos e profundos textos, sem recurso a pontuação ou, até, com as palavras todaspegadas. Porque, o que mais interessa é o conteúdo, e não a forma !

Mas há quem insista em investir-se em Fiscal-da-Língua, e recuse bons textos apenas porque descobre neles um minúsculo erro, ou a falta de uma vírgula.
Curiosamente, são aqueles que mais se queixam dos bufos da antiga polícia-política, que mais se comprazem em denunciar qualquer pequena anomalia; no fundo, existe um PIDE dentro de cada um deles.

Com as línguas em constante evolução (enveredando por caminhos distintos, através -principalmente- do contacto com outras linguagens), se não forem feitos estes ajustamentos (com cedências de parte a parte), Povos que começaram por falar a mesma língua, em breve já nem conseguiriam entender-se. Já existem o Espanhol e o Inglês Continentais e Americanos e, o nosso Português corria o risco de ver-se, também, desdobrado.

Há que apoiar tudo o que seja Unificação, e não Separação : Aquilo com que estas pessoas se deviam preocupar, era em criar-se uma Língua-Universal, (que todos os Povos falassem, embora pudessem continuar a expressar-se -entre si- nas suas línguas ou dialectos),em vez de insistirem em Nacionalismos e Patriotismos descabidos. Porque uma das maiores causas da separação e desentendimentos entre as diversas Nações, é o facto de não existir uma língua-comum : O Inglês, apesar de ser a língua mais falada em todo o Mundo, está longe de ser compreendida por todos os Povos; E, o Esperanto, apesar de ser uma língua-universal, ainda está mais longe de ser utilizada por todos.

Podia começar-se por exemplo por criar o "Europeu" : A Europa, que foi berço de várias Civilizações, poderia dar o exemplo, criando uma língua comum a todos os seus Países, em vez da actual "Torre de Babel" (e de papel) em que, cada vez mais, a U. E. está transformada.
Até porque, a grande vantagem que a União dos Estados Unidos da América (U.S.A.) têm sobre a Europa, é que, todos eles, comunicam na mesma língua.
.

.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário