.
Nota da Redacção :
Vou fazer um pequeno intervalo nas "Imagens do Mundo", para publicar assuntos mais actuais :
Tenho vindo a postar, ao serão no meu mural do Facebook, efemérides de vários Anos (começando no do meu nascimento, até à actualidade).
Acabei, recentemente, as efemérides relativas à Década de 60 e, embora tenha tido o privilégio de nela viver, talvez por ser então bastante jovem, talvez por só à distância de meio-século, mesmo conhecendo-se os factos individualmente, só quando inseridos na globalidade da sua época ganhem novo sentido, me apercebi verdadeiramente da riqueza daquela Década :
- Apesar de, as forças do Mal, terem conseguido eliminar muitas pessoas Boas, a Juventude não deixou cair os braços : tinha ideais, e lutava por eles.
- Apesar de ainda permanecerem alguns regimes-ditatoriais e colonialistas, muitos Povos conseguiram aceder à Democracia e muitos Países conseguiram a sua Independência.
- Apesar de se terem iniciado algumas guerras nesse período, os Movimentos Pacifistas proliferaram e fizeram ouvir os seus protestos.
- Desenvolveu-se um arsenal-nuclear mas, conseguiram-se grandes conquistas a nível-Científico, como o avião-supersónico, o programa-Espacial, a televisão, os computadores, etc.
- Mas foi, sobretudo ao nível Cultural, que a Humanidade mais evoluiu naquela Época :
- Realizaram-se Filmes tão belos, que ainda hoje permanecem no nosso imaginário (E nunca mais surgiram Actores à altura de um James Dean, uma Judy Garland, um Marlon Brando, um Anthony Quinn, um Charlie Chaplin, um Alberto Sordi, um António Silva, umVasco Santana, etc. etc.)
- A Pintura ganhou novas cores, a Escultura novas formas, a Arquitectura novas maneiras arrojadas de projectar.
- Na Literatura, embora se tenha enveredado por novos caminhos, continuaram a surgir grandes dramaturgos, escritores e poetas.
- No aspecto-Musical, então, Elvis, os Beatles e toda uma nova geração que se revelou no Festival de Woodstock, deram um novo impulso à Música
(E nunca mais surgiram talentos à altura de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Piaf, Elis, Amália, Sinatra, F. Mercury, L. Pavarotti, etc. etc.).
De então para cá, e já lá vão quase 50 anos, nunca mais tivemos uma Década como aquela, que deixou saudades em todos os que tiveram o privilégio de nela ter vivido.
Porque será que, quando pensamos que a Humanidade está a evoluir, tudo se desmorona e regressa à estaca zero ?
.
.
Picareta Escribante
Sem comentários:
Enviar um comentário