sexta-feira, 19 de abril de 2013

Universidades Partidárias


.
Algumas das Universidades-Séniores que por aí pululam, tudo indica serem controladas por uma Organização-Partidária :
.
Até seria de louvar o voluntarismo dos Professores, se tal fosse feito de forma desinteressada; mas, em troca dessa abnegação, impingem-se ideias-partidárias que nada têm a ver com os assuntos em causa:
.
- Em Literatura, por exemplo, Fernando Pessoa não é analisado pela sua vertente intelectual (reconhecida, um pouco por todo o Mundo), mas criticado por nunca se ter definido ideologicamente.
.
- Noutras Disciplinas, nunca perdem uma oportunidade para fazerem a apologia de certos resistentes anti-fascistas (como se não tivessem existido muitos outros).
.
- A Intelectuais de outras tendências (por mais habilitados que estejam) é negada a participação na "Organização"; apenas estão abertos a Camaradas, por menos credenciados que sejam para o efeito, pois tudo funciona em "circuito-fechado".
.
- Qualquer pequena crítica que se faça aos seus métodos-de-ensino, é logo entendida como vinda da oposição e, o prevaricador, é - de imediato - marginalizado; Faz lembrar o Politburo-Soviético em que, qualquer membro que se atrevesse a criticar as decisões do Comité-Central, era logo apelidado de dissidente, e deportado para um gulag na Sibéria.
.
Não me envergonho de dizer que, após o 25 de Abril, fiz parte de Comissões de Moradores, de Trabalhadores, etc., como Independente (apenas com o intuito de defender os interesses das respectivas Classes); Mas, assim como, depois de frequentar a catequese, me desliguei das Religiões; também, essa fase, serviu para ficar vacinado contra as Partidarites.

Andámos nós a lutar contra a Ditadura-Salazarista para, depois, ficarmos confrontados com uma Dita.dura, ainda mais dura ?!...
.
.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário