domingo, 21 de abril de 2013

Sociedade Noctívaga


.
Durante Séculos, e até há poucas gerações atrás, trabalhava-se de Sol a Sol, deitando-se ao sol-pôr e acordando com o nascer do sol; era, e continua a ser, o ciclo-Natural, que todos os restantes seres continuam a respeitar (à excepção dos noctívagos - mas nós não nascemos equipados com visão-      nocturna). Até existia o Ditado : "Deitar cedo, e cedo erguer, dá saúde e faz crescer".
.
Recentemente (desde que as televisões começaram a emitir noite fora - por causa de certos programas não poderem ser emitidos enquanto as criancinhas não se forem deitar), a programação mais "interessante" começou a ser emitida pela noite dentro.
.
Muitas pessoas desocupadas (em especial, os Reformados) passaram a habituar-se a ficarem acordados até cada vez mais tarde, para não perderem esses programas viciantes. E quando têm que levantar-se cedo (para irem a uma consulta,  tratarem de documentações, receberem pensões, etc.) ficam rabugento e enrezinados para o resto do dia.
.
.
No entanto, a população activa, continua a preferir entrar mais cedo nos empregos, para poder sair a horas de não apanhar engarrafamentos, ir buscar os filhos à escola, ou fazer compras (vingando-se, aos fins-de-semana, na Night).
.
Deste modo existe um desfasamento (que cava, cada vez mais o fosso entre gerações), pois Museus, Bancos, Repartições, etc. fecham à hora a que os Reformados estão, ainda, a despachar-se.
.

O ciclo-natural (ao aproveitar integralmente a luminosidade solar) poupa bastante energia-eléctrica; Não se compreende, que andemos constantemente a alterar a hora, para melhor aproveitarmos a luz-Natural e, depois, se emitam programas até de madrugada.
.
.
Picareta Escribante

Sem comentários:

Enviar um comentário